A Peugeot confirma que terá cinco novos modelos de carros elétricos a bateria na linha até 2025. Dois deles, E-308 e E-308 SW (perua), foram revelados no ano passado e devem começar a ser entregues em breve. Os outros três já foram confirmados como E-408, E-3008 e E-5008.
Nesse cronograma, o próximo modelo a ser revelado é o Peugeot e-3008, que verá a luz do dia no segundo semestre de 2023. Versão totalmente elétrica do 3008, o novo modelo terá entre os destaques a autonomia de até 700 km.
O Peugeot 3008 elétrico será o primeiro veículo baseado na nova plataforma para modelos de porte médio da Stellantis (provavelmente se chamará STLA Medium) e terá três opções diferentes de propulsão, incluindo versões com dois motores (portanto, provavelmente tração nas quatro rodas). Logo em seguida, será a vez do inédito Peugeot e-5008.
A Peugeot também mostrou uma série de modelos de aparência futurista com uma nova assinatura de luz. Os sete modelos mostrados são SUVs e sedãs e cupês de vários tamanhos que possuem visual bem distinto em comparação aos carros elétricos atuais da linha.
Linha atual de veículos elétricos da Peugeot
E falando dos modelos Peugeot E-308 (hatchback e perua), que já foram revelados, já sabemos que a Peugeot usará um novo motor dianteiro de 115 kW (156 cv) de potência e uma bateria de 54 kWh com uma capacidade utilizável de 51 kWh. Mais eficientes, eles terão autonomia na casa dos 400 km (WLTP) com uma carga e potência de recarga em DC de 100 kW, o bastante para recuperar de 20 a 80% do estado de carga em 25 minutos.
Os outros três modelos elétricos ainda não foram revelados, embora a Peugeot já tenha lançado o 408 como um sedã híbrido leve. O 408 é o sucessor espiritual do bem-sucedido 407, mas ao contrário de seu antecessor, que era um sedã baixo e elegante, o novo carro poderia ser melhor descrito como um fastback mais alto, na verdade uma mistura de estilos.
Peugeot E-308
Até 2025, a Peugeot quer ter "uma oferta 100% eletrificada". Na prática, a marca francesa terá um carro elétrico a bateria (BEV) disponível em todos os segmentos em que atua. Essa informação, aliás, foi confirmada pela empresa durante o lançamento o e-2008 aqui no Brasil, em novembro do ano passado - até 2030, todos os modelos da Peugeot vendidos na Europa serão puramente elétricos.
Peugeot Inception
A montadora se apoia na estimativa de que a vida útil de um carro elétrico será 20 a 25 anos no futuro, em vez de cerca de 15 anos para os modelos com motores de combustão. Dessa forma, se você fizer as revisões corretamente e atualizar o software, terá um veículo mais duradouro. Além disso, a Peugeot quer reduzir o peso e o desperdício, por exemplo, através de bancos mais finos, entre outras coisas, o que se apoia nos conceitos de longevidade e economia circular.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
Carros "na tomada" já são 5% das vendas no Brasil e estão mudando o mercado
Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008